Índice
ToggleZoológicos são lugares incríveis para se visitar com a família e passar um bom tempo, o que poucas pessoas veem é o enorme significado por trás de um zoológico. Engana-se aquele que acha que o objetivo de um zoológico é só colocar animais selvagens para exibição. Um zoológico pode ter vários objetivos como pesquisar o comportamento dos animais, preservar a vida de espécies com risco de extinção e etc. Neste artigo vamos mostrar a você algumas curiosidades sobre os zoológicos brasileiros.
O melhor momento para visitar um zoológico
A maioria das pessoas inunda o zoológico quando o sol está fora, o clima é quente e é um dia perfeito para os humanos saírem. Mas esse não é o melhor momento para os animais saírem. Quando o tempo está extremamente quente, os animais não gostam de sair. Eles ficam preguiçosos, se deitam, ficarão escondidos se puderem e você não os verá.
Quando o sol está forte é um ótimo momento para os animais se deitarem e descansarem, então é isso que você vê quando visita o zoológico e está muito quente, um bando de animais deitados.
Os animais ficam mais ativos quando é um dia frio e nublado e muitas vezes quando é um pouco chuvoso.
A realidade dos zoológicos atualmente
No passado, a maioria das crianças gostava de ir aos zoológicos. No entanto, nos últimos anos, essa estatística caiu, principalmente porque não há muitas atividades a serem realizadas nos jardins zoológicos. Você paga para assistir um monte de animais repletos de gaiolas, enquanto você mergulha sob o sol quente. Você pode ver eles em casa com a televisão.
No entanto, esqueça a TV. Por que colocar o seu tempo e atenção nisso quando você pode assistir animais na vida real? Essa é a beleza dos jardins zoológicos de hoje. Hoje em dia, esses destinos turísticos não são o que costumavam ser – eles definitivamente evoluíram para melhor. Na verdade, alguns parques naturais permitem que seus visitantes caminhem pelos animais, até mesmo alimentá-los. Eles fizeram atividades de interação, que envolverão adultos e crianças em uma experiência que nunca esquecerão.
O lado negro dos zoológicos
Existem muitas opiniões sobre os animais em cativeiro. Muitas pessoas pensam que manter animais em cativeiro é abusivo e que não devemos usar esses animais para o nosso entretenimento. Isto é verdade, os animais não devem ser mantidos nessas gaiolas. Outras pessoas pensam que estamos salvando esses animais porque eles estão reabilitando esses animais e, se estivessem na natureza, eles morreriam. Ambas as opiniões são verdadeiras. Com os zoológicos não há preto e branco, é cinza.
Muitos ativistas acreditam que os contras superam os pros quando se trata de jardins zoológicos. Doris Lin fala no ponto de vista dos ativistas dos direitos dos animais ao dizer que um contra sobre os zoológicos é que não temos o direito de criar, capturar e confinar outros animais, mesmo que estejam em perigo. Ser um membro da espécie em extinção não significa que eles tem menos direitos. Isso é verdade, Deus não pretendia que os animais fossem colocados em gaiolas. Alguns animais são criados em cativeiro e só conhecem vida enjaulada e nunca viram a natureza. Esses animais que são mantidos em cativeiro têm altos níveis de estresse e sofrem de tédio e confinamento.
O problema é que de certa forma nós somos responsáveis pela quase extinção de muitos dos animais que são enviados para zoológicos por proteção, muitos animais estariam fora de perigo se não fosse a intervenção humana. Então, de certa forma, os zoológicos são uma forma de pagar a dívida que temos com os animais, uma forma de limpar a bagunça que nós mesmos criamos.
Além do mais, os zoológicos reúnem as pessoas e ensinam o público sobre animais ameaçados de extinção. Isso pode ser uma ótima coisa para uma comunidade. Os zoológicos também ajudam as espécies ameaçadas, como já falamos, dando-lhes uma casa mais segura e criando-as porque, na natureza, pode ser difícil garantir a sobrevivência. Os zoológicos beneficiam a conservação não só através de esforços diretos, como a criação em cativeiro, treinamento de sobrevivência selvagem e reintrodução, mas também indiretamente. Quase 50 por cento das pessoas vivem em áreas desconectadas da natureza. Assim, nessas cidades, os zoos e aquários enriquecem a vida dos cidadãos e fazem com que eles desejem preservar a vida animal. A pesquisa em animais cativos aumenta o conhecimento de biologia animal, genética, comportamento, interações, hábitos alimentares e etc.
Conclusão
Alguns vão dizer que zoológicos podem ser cruéis, mas a verdade é que há muitos benefícios que são trazidos por tais instalações, sim, não há como negar que existem contras, mas, quando colocamos tudo na balança, os zoológicos parecem ser instalações necessárias para a vida animal.