Índice
ToggleNos últimos anos a harmonização facial ganhou destaque, especialmente entre as celebridades que vez por outra, utilizam esta técnica para melhorar a aparência e consertar possíveis problemas de saúde.
O Que é Harmonização Facial?
A Harmonização Facial é um conjunto de tratamentos não invasivos que tem como objetivo, devolver a saúde à pele e aos músculos do rosto.
Como resultado, o rosto fica mais simétrico, a pele parece mais jovem, o sorriso e os olhos ficam mais brilhantes. Além desses benefícios visíveis, a harmonização facial ainda consegue corrigir as funções e desequilíbrios musculares, que causam dores musculares e articulares, espasmos e disfunções como bruxismo.
Dentre as diferentes técnicas e métodos, os mais eficazes e seguros são aqueles que utilizam substâncias injetáveis como a toxina botulínica e o ácido hialurônico. Estes são aplicados após avaliação e planejamento cuidadosos e personalizados.
Preenchimento de ácido hialurônico
O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente no corpo humano, responsável pela estruturação e hidratação da pele (e de outros tecidos) e cuja produção diminui com a idade.
É uma das principais causas da perda de elasticidade e luminosidade da pele. Como resultado, aparecem rugas e o rosto fica mais opaco.
A injeção de ácido hialurônico sintético visa contrariar e prevenir esse efeito. Com o preenchimento de rugas, este produto suaviza as linhas de expressão e hidrata a pele, deixando-a mais macia e radiante. Com a sua aplicação podemos tornar os lábios mais volumosos e o seu contorno mais marcado.
Como ocorre o procedimento?
Após avaliação e planejamento, o procedimento ocorre em seguida. O preenchimento é feito com agulhas finas e indolores e por fim a área é massageada para melhor distribuição do medicamento.
Como o ácido hialurônico capta água, é aconselhável hidratar a pele após esse procedimento para maximizar os resultados. Pode ser aplicado em qualquer adulto, seja para prevenção aos 30-35 anos, ou em idade avançada, para suavizar os sinais e tonificar a pele.
Quão tempo dura o tratamento?
Dependendo da qualidade da pele e da área, o resultado pode durar entre 3 a 6 meses.
Existem efeitos colaterais no preenchimento com ácido hialurônico?
As complicações são raras e principalmente temporárias. As únicas desvantagens do tratamento são hipersensibilidade, vermelhidão ou inchaço da área tratada por um ou dois dias. Em alguns casos muito raros, podem aparecer hematomas ou necrose.
Contra-indicações:
Na ausência de estudos clínicos a esse respeito, seu uso é contra-indicado em mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com doenças autoimunes ou pacientes em terapia anticoagulante.
Aplicação de toxina botulínica (o popular Botox)
Resultante da fermentação da bactéria Clostridium Botulinum, a toxina botulínica (Botox® o seu nome comercial) é uma toxina muito poderosa que causa relaxamento muscular ao bloquear a transmissão de estímulos entre neurônios e músculos.
Também bloqueia o impulso nervoso para as glândulas sudoríparas, reduzindo a transpiração. Sua principal indicação em odontologia é o tratamento de pacientes com hiperatividades e para funções musculares e suas consequências (bruxismo, cefaleias de origem muscular, assimetrias da face e sorriso).
Além desses benefícios, ao diminuir a atividade dos músculos faciais, a pele fica mais lisa, as rugas aparecem demoram mais para aparecer e o rosto fica mais liso e macio.
Como ocorre o procedimento?
Após avaliação e planejamento, a aplicação é realizada com agulhas indolor muito finas e o produto é depositado diretamente no músculo alvo.
Os resultados começam a ser evidentes após três dias e o efeito máximo é atingido por volta do 14º dia. Dependendo da atividade do músculo, o efeito pode durar de 3 a 6 meses, após os quais a toxina pode ser reaplicada.
Quais são os riscos e efeitos colaterais?
As reações alérgicas são raras. Os efeitos colaterais mais comuns são edema e hematoma, que desaparecem em 3 a 10 dias. No tratamento do bruxismo, pode ocorrer bloqueio da glândula parótida e consequente diminuição da salivação, efeito que pode perdurar enquanto a toxina não for processada pelo organismo.
Contra-indicações:
Na ausência de estudos clínicos a esse respeito, seu uso é contra-indicado em mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com doenças autoimunes ou pacientes em terapia anticoagulante.
Quanto custa uma Harmonização Facial?
Os valores podem variar bastante. Depende bastante do especialista, de onde será aplicado, o material utilizado no procedimento é possível medicação utilizada na recuperação. Por isso, o melhor é fazer uma avaliação antes.
Conclusão
A Harmonização facial é uma boa alternativa para quem deseja ajustar algumas falhas no rosto e melhorar a saúde da pele e dos músculos. Fique atento aos cuidados necessários e evite clínicas e profissionais sem histórico de sucesso na área.