Índice
ToggleA dieta alcalina apresenta alimentos como frutas, verduras e tofu que correspondem a 60% da parte alcalina. Os outros 40% são referentes aos alimentos ricos em calorias que apresentam ácidos como ovos, carnes e pão.
Porém esse tipo de divisão no cardápio deve considerar o número de refeições que a pessoa realiza por dia. Nos dias atuais, esse tipo de dieta tem se tornado cada vez mais popular e procurada pelas pessoas.
Como funciona a dieta alcalina?
A dieta funciona a partir da seleção das frutas e verduras, incluindo o tofu. A divisão deverá considerar também o número de refeições realizadas por dia. Inicialmente, duas refeições podem apresentar os alimentos ácidos e três refeições conter os alimentos alcalinos.
Indicações
Essa dieta é indicada para ajudar na redução da acidez no sangue, buscando equilibrar o impacto do alimento no organismo, podendo ainda prevenir o surgimento de doenças como resfriados e gripes.
Com o passar dos dias, a ingestão da dieta incentiva o processo de desintoxicação incentivando o emagrecimento, o que explica a fama dessa dieta em ajudar no processo de perda de peso.
Alimentos permitidos
As pessoas sempre perguntam sobre os alimentos que são permitidos, a seguir apresentamos os principais:
– Frutas : Quando falamos nas frutas ácidas podemos incluir o limão, a laranja e o abacaxi;
– Legumes e verduras : É importante adicionar alimentos frescos e em boas condições para saladas;
– Oleaginosas : Dentre as oleaginosas indicamos o pistache, nozes, castanhas e amêndoas;
– Proteínas : As proteínas são encontradas no tofu, gengibre, ervas, sal marinho e mostarda;
– Temperos : Dentre os principais temperos podemos incluir o alho e a cebola;
– Bebidas: Para beber indicamos a água corrente, chás de ervas, água com limão e chá verde;
Outros alimentos: A pessoa que adere a essa dieta pode ainda utilizar e ingerir o melaço, alimentos fermentados, e o vinagre de maçã.
Quais alimentos devem ser evitados?
Vários tipos de alimentos podem e devem ser evitados, no grupo dos vegetais é importante evitar a batata, o feijão e a azeitona. No grupo dos grãos, é indicado evitar o trigo, arroz, milho, aveia e centeio.
No grupo das oleaginosas, é indicado evitar o amendoim, noz e pistache. Dentre as carnes, é orientado evitar o frango, a carne de porco, peixes em geral e mariscos. Também acrescentamos as principais carnes processadas como salsicha, linguiça, presunto e mortadela.
Os ovos também não podem ser ingeridos em excesso, assim como o leite e seus derivados. Outros a serem evitados são bebidas e doces como bebidas alcoólicas, café, refrigerantes, vinho, geleias, sorvetes e açúcar.
Conclusão
Devemos ressaltar que a dieta envolve um cardápio no qual 60% dos alimentos são de fato alcalinos e 40% dos demais são compostos por calorias e ácidos.
Em caso de dúvida é importante consultar o médico ou o nutricionista para verificar as condições de saúde da pessoa e qual cardápio de fato é indicado para seguir no dia a dia. Vale a pena lembrar que antes de começar um um plano alimentar ou uma nova dieta, é importante consultar um especialista que irá indicar os melhores procedimentos para que os melhores resultados sejam atingidos sem prejudicar a sua saúde!