Índice
ToggleDiabete mellitus não consiste em uma única doença. É composto por um grupo heterogêneo de enfermidades as quais possuem em comum o aumento de glicose (açúcar) no sangue denominada de hiperglicemia. A hiperglicemia ocorre por um defeito na fabricação ou ação da insulina.
Por Que a Diabetes é tão nocivo?
1- A hiperglicemia crônica acarreta o desenvolvimento de complicações nos pequenos vasos sanguíneos da retina (no olho), no rim, e nervos periféricos. Essas alterações são características de todas as formas de diabetes.
Como consequência dessas complicações microvasculares, o diabetes constitui a principal causa de cegueira, insuficiência renal terminal e neuropatia debilitante.
2- O diabetes também é responsável pela doença macrovascular aterosclerótica (formação de placa de gordura nos vasos sanguíneos).
Ocorre comprometimento das artérias que irrigam o coração, o cérebro e as extremidades inferiores.
Assim o paciente diabético possui maior risco de desenvolver infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e amputação dos membros inferiores.
Os tipos mais comum: D M tipo 1 e D M tipo 2
Diabetes 1:
O sistema imunológico destrói as células beta (B) produtora de insulina do pâncreas, por isto elas deixam de produzir insulina.
Isto significa que o corpo não pode usar a glicose como energia. Pessoas com diabetes tipo 1 precisam de injeções de insulina todos os dias para se manterem vivos.
Pode começar em qualquer idade, normalmente aparece em crianças ou adultos jovens abaixo dos 30 anos. Corresponde de 5 a 10% dos casos.
Diabetes 2:
É decorrente de uma resistência na ação da insulina. Com o passar do tempo ocorre falência pancreática e diminuição da produção desse hormônio.
Possui um fator hereditário maior do que no tipo 1. As causas do diabetes 2 são inúmeras: predisposição genética, envermelhecimento, grande ingestão calórica, obesidade, acúmulo de gordura abdominal, maus hábitos de alimentação, sedentarismo baixo peso ao nascer.
Corresponde aproximadamente 90 a 95% dos casos. Geralmente a doença ocorre em pessoas com mais de 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.
O Que Você Deve Evitar
Açúcar e bebidas açucaradas: troque por bebidas feitas com frutas naturais e adoce com o adoçante de sua preferência: comidas gordurosas e ficar acima do peso: O ganho de peso pode significar o aumento da gordura visceral e, consequentemente, do risco de diabetes tipo 2;
Comer rápido e dormir pouco; Bebidas alcoólicas; E alimentos não integrais como pão francês, arroz, farinha, açúcar branco, frutas em calda enlatadas, farinha de trigo, refrigerantes, margarina, manteiga ou maionese, chocolates e batatas também possuem alta carga glicêmica.
esse tipo de comida é conhecida por elevar rapidamente as taxas de glicose no sangue, o que pode favorecer o surgimento do diabetes tipo 2, especialmente entre pessoas com maior risco da doença.