Índice
ToggleAo pesquisar sobre o que é efeito sanfona no corpo, devemos sempre verificar a queda ou a elevação do peso corporal na balança, porém esse quadro pode causar problemas de saúde cometendo males ao sistema cardiovascular com sério riscos de infarto e AVC.
Devemos ressaltar que o emagrecimento ajuda bastante no controle da pressão, do colesterol e da glicemia. Porém, quando o mesmo indivíduo engorda novamente, tudo poderá ficar desregulado novamente.
Geralmente, os riscos surgem com o acúmulo de gordura abdominal, junto com o aumento da pressão e aumento da glicemia, com processo inflamatório conjunto.
O que causa o efeito sanfona no corpo?
O efeito sanfona no corpo ocorre a partir da memória metabólica, dessa forma quem era obeso anteriormente tem mais chances de recuperar o peso perdido anteriormente.
Na prática, é como se o organismo conhecesse o caminho de volta ou para engordar mais rápido. Nesta pessoa, o cérebro sempre compreenderá que perder peso demais é sinônimo de perigo para saúde, e o organismo responderá para facilitar o ganho de peso mais depressa.
Como evitar o sobe e desce da balança?
Para evitar o processo de perda e ganha de peso corporal, é necessário manter o controle alimentar mesmo depois de ter alcançado o emagrecimento. Geralmente, as pessoas que pretendem emagrecer se dedicam mais para evitar determinado tipo de alimentos.
Mas, na maioria dos casos, quando a pessoa atinge o peso ideal, ocorre um relaxamento da disciplina alimentar, a pessoa deixa de realizar os exercícios físicos regulares e suspende a ingestão dos medicamentos prescritos pelo médico.
Mas, em muitos casos, tudo dependerá também do metabolismo de cada um e do estilo de vida adotado. Ao realizar o tratamento para perda de peso, é necessário manter a vigilância contínua e não parar de controlar a alimentação.
É importante também manter a atividade física e um dia a dia saudável em casa, no trabalho e com os amigos.
Compreender o metabolismo
É importante que o paciente compreenda o seu próprio metabolismo para perder peso e manter o peso sempre no patamar desejado. Geralmente, nos homens a testosterona gera o ganho de massa muscular e menor acúmulo de gordura. Nas mulheres, o ciclo menstrual eleva a fome, com acúmulo de líquido e queda da força para atividade física.
Os homens costumam perder mais peso pelo fato de apresentarem mais massa magra em comparação com as mulheres. Os hormônios femininos apresentam vantagens como o acúmulo de gordura em regiões de menor risco cardiovascular. Nas mulheres, a gordura se acumula em culotes, quadris, nádegas e coxas. E nos homens na região do abdômen.
Outros fatores
O ganho de peso que provoca o efeito sanfona no corpo pode estar atrelado a fatores externos como alimentação calórica, comida gordurosa e repleto de sódio. Outro fator está ligado ao sedentarismo e genes existentes no organismo que deixam o indivíduo mais propenso a ganhar peso.
Por outro lado, mesmo que a pessoa tenha propensão para engordar pode conseguir emagrecer mantendo a disciplina alimentar e um dia a dia saudável.
Conclusão
Portanto, é importante manter boas práticas saudáveis na alimentação, manter a prática de exercícios físicos e evitar o retorno aos maus hábitos antigos.