Dieta Mediterrânea: o que, benefícios e como fazê-la corretamente!

Dieta Mediterrânea - o que, benefícios e como fazê-la corretamente

A dieta mediterrânea também é conhecida como a dieta do mediterrâneo, ela se baseia, principalmente, na adição de alimentos naturais e frescos.

Inicialmente, ela é composta por legumes, cereais, leite, frutas e azeite. Na maioria dos casos, escolher esse tipo de alimentação é parte de uma positiva mudança de vida, visando emagrecer com saúde e mantendo as forças do corpo humano.

O seu desenvolvimento abrange a ingestão de alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, incluindo alimentos integrais como arroz, farinha, aveia e macarrão integral.

​Benefícios da dieta mediterrânea

A maioria das pessoas procura por essa dieta para conseguir perda de peso, porém ela faz parte de uma mudança de estilo de vida inspirado na cultura gastronômica e alimentar dos povos que vivem ao redor do mar mediterrâneo. Veja a seguir os principais benefícios do uso dessa preciosa dieta para o dia a dia do ser humano.

Combate doenças

Essa dieta reduz o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, e outras doenças como câncer, diabetes, e doenças degenerativas.

Protege contra doenças vasculares

Dieta Mediterrânea - Protege contra doenças vasculares

Na Dieta Mediterrânea é bem comum o consumo regular de azeite de oliva, em especial, o azeite extra virgem, esta boa prática aumenta as defesas do nosso corpo, deixando-o mais protegido de problemas vasculares como trombose e aterosclerose.

Rica em nutrientes

Os alimentos que compõem a dieta Mediterrânea apresentam mais nutrientes, em nível mais elevado quando comparado com produtos e alimentos processados.

Alimentação variada

Por reunir diferentes tipos de grãos, verduras e frutas, o prato torna-se mais variado e pode ser indicado inclusive para para as crianças que sofrem com obesidade infantil e não podem consumir certos tipos de medicamentos para perder peso.

No dia a dia

A alimentação regrada através dessa dieta modifica o hábito alimentar e o estilo de vida, incentivando o indivíduo a consumir menos gordura saturada e valorizar alimentos de origem vegetal mais frescos.

Como fazer a dieta mediterrânea?

​A seguir, apresentamos algumas dicas de como aplicar essa dieta de modo seguro e direcionado:

Frutas e verduras

É indicado elevar a quantidade de frutas e verduras no cardápio diário, gerando maiores fontes de fibras, vitaminas e minerais para o organismo humano. A dieta incentiva a ingestão de três frutas diferentes por dia, uma em cada refeição ao dia.

Leite e derivados

Para reduzir o nível de gordura no corpo humano e proteger a região óssea, é indicada a ingestão de leite e de derivados. A pessoa precisa ingerir alimentos como leite desnatado, iogurte natural e queijos brancos.

Proteínas

As Proteínas

As proteínas podem ser ingeridas através de carnes vermelhas em cortes magros, incluindo também a ingestão de ovos, peixes ricos em ômega 3 e grãos ricos em proteínas. É indicado ingerir arroz, feijão, lentilha e ervilhas diariamente ou em dias alternados.

Conclusão

A inclusão desse tipo de dieta na mesa e no dia a dia alimentar do ser humano faz parte da escolha por uma alimentação mais saudável e por um estilo de vida mais leve e proveitoso.​

No caso das bebidas, é indicado a ingestão de água natural, sucos naturais leves e com pouco açúcar. O uso de azeite nas saladas de forma moderada também é importante para melhorar a circulação do sangue no corpo e para melhorar o nível de energia do corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *