Quais as frutas que um bebê pode ou não comer

A chegada de um bebê traz muitas mudanças e principalmente dúvidas aos papais e mamães, em especial aos marinheiros de primeira viagem.

É normal ter essas dúvidas, mas também é fundamental que os pais busquem orientação sobre como começar uma alimentação saudável na vida dos pequenos.

O aleitamento materno é fundamental para o bom desenvolvimento do bebê e não deve ser ignorado de forma alguma, salvo em casos raros que a mulher não puder amamentar ou o neném seja alérgico a algum tipo de substância.

Estudos  mostram que a alimentação sólida deve começar a ser oferecida à partir dos 6 meses de idade, mas não faça isso por conta própria. Sempre esteja sendo acompanhado por um pediatra que lhe dirá o melhor momento.

Uma boa forma de iniciar a alimentação sólida nos nenéns é com frutas. Elas costumam ser muito bem aceitas e fornecem muitas vitaminas e nutrientes importantes para eles.

Frutas que o bebê pode comer

Pera: A pera é uma fruta com sabor adocicado e agradável, conhecida por ajudar o intestino e ser rica em vitaminas do complexo B. Ofereça em pequenos pedaços ou amassada.

Maçã: talvez seja uma das frutas mais oferecidas as crianças emm geral pois tem altíssima aceitação. Também ajudam a regular o intestino e sua casca é rica em vitamina C.

Banana: a queridinha das mamães. A banana tem altas concentrações de potássio, melhoram a digestão, tem antioxidantes poderosos e ajuda a prevenir cãibras.

Melancia:
muito boa para hidratar os pequenos, pois contém bastante água na sua composição. Tem vitamina B6 e também vitamina A.

Uva: Também são ricas em substancias antioxidantes e acabam caindo muito no gosto da criançada. Tenha o cuidado de oferecer uvas sem caroço e picadas pra evitar qualquer tipo de engasgo.

Quais frutas não oferecer aos pequenos

Em contrapartida, existem algumas frutas que devem ser evitadas pois podem fazer mal aos bebês. Se atente para elas e evite oferecer, pelo menos enquanto eles estiverem iniciando a alimentação. Fazer isso pode te evitar alguns problemas com seu neném.

Vale lembrar que cada organismo é diferente. Alguns bebês podem comer as frutas abaixo e não sofrer nada, enquanto outros podem ter algum tipo de complicação.

Veja agora frutas que o bebê não deve comer:

Morango: Em geral, o morango é um alimento muito saudável. Porém é bom evitar oferecê-lo aos bebês abaixo dos 8 meses de vida pois são frutas que tem alto potencial alergênico e são muito cítricos.
Laranja:
também é do grupo dos alimentos que tem bom potencial alergênico e é uma fruta muito cítrica. Isso pode ser ruim para eles.  Procure oferecer apenas após o primeiro ano de vida.

E não hesite em consultar um médico pediatra em caso de qualquer dúvida sobre a alimentação infantil. Ele será sempre a melhor pessoa para te dizer o que o seu bebê pode ou não comer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *