Índice
ToggleÉ grande o número de lares que tem um ou mais pets. Os animais são ótimos companheiros e em alguns casos são considerados parte da família onde moram.
Os hábitos variam em geral de animal para animal. Alguns tem uma dieta mais restritiva, enquanto outros são conhecidos por comer até demais. Comem tudo o que vêem pela frente.
Mas é bom tomar alguns cuidados pois existem alguns alimentos que são proibidos para os animais. Eles tem um sistema digestivo diferente do nosso e podem se intoxicar facilmente com alguns desses alimentos.
Confira uma lista de alguns alimentos proibidos para os animais.
Chocolate
De forma alguma dê chocolate ao seu pet. Ele contém uma substância chamada teobromina. O fígado do animal não consegue metabolizar essa substância e ela fica ativa no organismo. Isso geralmente causa grandes intoxicações no pet, com quadros de vômito e diarreia constante. A maioria dos casos termina em internação urgente, pois é necessário alguns medicamentos para conter a intoxicação.
Cebola e acebolados
Algumas pessoas tendem a achar que devem temperar a comida dos animais assim como fazem com a dos humanos. Pois saiba que a cebola pode ser um veneno para o seu bichinho já que contém substâncias altamente tóxicas para eles. Não ofereça cebola de nenhuma forma ou ele pode ter sérios problemas de intoxicação.
Álcool
Os animais não são como nós que gostamos de tomar uma as vezes. Eles jamais devem beber produtos que contenham álcool na composição. Ele pode causar vômitos, dificuldade de respirar, falta de coordenação motora e em alguns casos pode até levar a morte. Você pode beber até cair, mas não ofereça a seu pet.
Ovo cru
O ovo cru tem uma enzima que atrapalha a absorção de vitamina B. Se o seu animal ingerir isso, é bem provável que ele tenha problemas com queda de pelo algumas alterações na pele.
Batata crua
A batata crua, principalmente a sua casca, contém substâncias que podem ser extremamente prejudiciais para a saúde dos bichinhos, em especial os cães.
Os oxalatos geralmente causam graves infecções intestinais e podem levar o seu pet a óbito. Tenha muito cuidado ao oferecer batata, e se for crua, nem pensar.
Abacate ou suas folhas
Eles contém uma substância derivada de ácido graxo chamada persina, que é especialmente tóxico a cavalos, aves, coelhos, porquinhos-da-india e caprinos.
Geralmente se ingerida, causa sintomas como alterações cardíacas, vômitos e diarreia.
Sal
O sal não é necessariamente proibido aos animais. Mas se em excesso, não costuma fazer bem nem aos humanos, quem dirá nos pets. E assim como nos humanos, eles também aumentam a pressão arterial e pode causar sede excessiva no seu pet. Tome muito cuidado.
Cuidados gerais
Lembre-se que a nossa alimentação é diferente que existem muitos alimentos proibidos para animais. Tenha o máximo de cuidado ao oferecer qualquer tipo de alimento que não esteja na rotina alimentar do seu pet, e em caso de dúvida procure a ajuda de um especialista.
Cuidar de quem te ama nunca é demais.